Charqueada Santa Rita Pousada de Charme

A Charqueada Santa Rita possui uma charmosa e aconchegante Pousada, localizada às margens do Arroio Pelotas. Pelas características que apresenta, foi escolhida pelo diretor Jaime Monjardim e pela atriz Daniela Escobar, para aqui se hospedarem durante a filmagem da minissérie global " A Casa das Sete Mulheres ". Em 2005 a Charqueada Santa Rita inaugura as novas dependências da sua  Pousada de Charme. Em uma antiga ala da propriedade, quatro suítes e uma sala de convivência cuidadosamente restaurados e ricamente mobiliados, são adicionados ao empreendimento.

 

Características arquitetônicas da Pousada: 

Pousada em forma de ferradura, como as casas de charqueadas antigas, que serviam para proteção nas rebeliões dos escravos. O prédio possui telhas capa e canal, feita nas coxas dos escravos. O madeiramento é de cedro e de pinho. As suites são com forro tipo saia e camisa, de pinho, mesmo madeiramento do piso. Os banheiros possuem ladrilho hidráulico, revestimento muito usado na época, pois existiam 17 fábricas orieundas da Europa em Pelotas. No revestimento das paredes, azulejos alemães. Lavatórios com mármore de carrara.

O piso do avarandado é revestido com tijolos antigos, em espinha de peixe, e o da sala de convivência com paralelepípedos de madeira de lei, ambos com pilares de paus falquejados. As bandeiras das portas e a lareira principal são cobertas por azulejos portugueses.

O mobiliário é oriundo de casas de charqueadores, mantendo as características dos ambientes das casas da época do apogeu econômico da cidade de Pelotas. Entre eles, camas de bronze e ferro, camas bombês, guarda-roupas revestidos de raizes de roseira, com espelhos bizotês. Ãnforas de terracota, marquesas de jacarandá, lanternas e lustres de bronze, entre outros objetos de mobiliário e decoração.

O pátio central, o "Pátio das Laranjeiras", é revestido com paralelepípedos de granito.

Rudelger Leitzke (Arquiteto responsável pelo restauro e decoração da pousada)

© Charqueada Santa Rita | Desenvolvido por aW³